Fiz um PIX errado e agora?
Como o Pix é uma transação instantânea, que demora cerca de 10 segundos para mudar os recursos de uma conta para outra, depois de realizado não é mais possível ser cancelado.
Neste sentido, caso você tenha preenchido os dados de forma incorreta e enviado um PIX para a pessoa errada, para ter seu dinheiro de volta é necessário solicitar que o recebedor do PIX faça a devolução do valor transferido.
Porém, mesmo após contato amigável feito pela própria pessoa que fez a transferência ou até um pedido de restituição do Banco, poderá ocorrer da pessoa que recebeu o PIX não querer devolver a quantia.
Neste caso, a pessoa que se recusa a devolver o dinheiro estará cometendo o crime de apropriação indébita, previsto no artigo 168 do Código Penal, oportunidade em que a pessoa prejudicada deverá realizar um Boletim de Ocorrência.
Além disso, é possível ingressar com uma ação na esfera cível de indenização por perdas e danos em virtude do valor transferido através do PIX e não devolvido.
Portanto, caso tenha realizado um PIX equivocado entre em contato com seu banco para requerer a restituição da quantia, no entanto, caso não obtenha a devolução dos valores, poderá realizar um Boletim de Ocorrência com o auxílio de um Advogado de sua confiança.
veja mais