Banco Digital é condenado a restituir cliente que teve celular roubado e valores debitados de sua conta

O autor da ação teve o seu celular roubado e informou imediatamente a operadora telefônica para que a linha e todas as operações fossem bloqueadas, bem como trocou todas as senhas dos aplicativos das instituições financeiras e invalidou todos os tokens bancários.

Porém, um dia depois, acessou o aplicativo do banco e percebeu que quase R$ 30 mil tinham sido transferidos para outras contas bancárias digitais, sendo que uma delas era do próprio banco.

Segundo o autor, o criminoso não conseguiu ter acesso a nenhuma senha do correntista e o token estava invalidado, além disso, parte das operações foram realizadas em horário proibido, deixando clara a responsabilidade do Banco.

A instituição financeira foi condenada a restituir os valores debitados da conta do cliente e ainda ao pagamento de danos morais fixados em R$ 10.000,00 (dez mil reais).

Segundo a Juíza Cláudia Carneiro Calbucci Renaux, da 7ª Vara Cível de São Paulo, houve falha na prestação do serviço pela instituição financeira, sobretudo porque os bancos 100% digitais vendem aos seus correntistas segurança e praticidade.