Algumas Instituições Financeiras estão realizando empréstimos consignados nos benefícios previdenciários de aposentados e pensionistas sem autorização.
É muito comum os atendentes de determinados Bancos telefonarem para os aposentados e pensionistas e dizerem que estes foram contemplados e que irão receber valores devido a uma atualização, porém, o dinheiro depositado na conta do idoso trata-se de um valor de empréstimo que será pago com juros através de descontos mensais em seu benefício previdenciário.
Por conta disso, inúmeros idosos possuem vários descontos em seu benefício previdenciário em razão de empréstimos que não contrataram e sequer sabem que existem.
Inclusive, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) da Secretaria Nacional do Consumidor instaurou processo administrativo contra instituições financeiras por práticas abusivas contra idosos. Segundo o órgão, os bancos haviam se aproveitado da “hipervulnerabilidade” dessas pessoas e utilizado dados pessoais dos clientes de forma indevida para oferecer crédito consignado por telefone.
Em virtude deste empréstimo não autorizado, a pessoa lesada pode pedir o cancelamento dos descontos, com devolução dos valores cobrados indevidos e indenização por danos morais.
Portanto, não passe dados bancários ou pessoais por telefone e caso perceber que não está recebendo os valores de seu benefício previdenciário de forma integral, procure auxílio com um Advogado de sua confiança para verificar eventuais empréstimos indevidos.