Os golpes envolvendo o WhatsApp estão cada vez mais comuns. Só em 2020, a estimativa é de que mais de 5 milhões de contas foram clonadas do aplicativo no Brasil.
Recentemente, os criminosos passaram a sequestrar contas do aplicativo através da função do WhatsApp Web, que é quando o usuário deseja abrir seu aplicativo em um computador ou notebook.
O golpe funciona da seguinte forma: o usuário procura pelo recurso do WhatsApp Web na internet e é direcionado para uma página não oficial, porém, muito semelhante à verdadeira. Sem perceber que se trata de uma página falsa, o usuário escaneia o QR Code gerado e, dessa forma, acaba tendo a conta sequestrada por golpistas, que conseguem acessar todas suas conversas e aplicar várias fraudes.
Nesse sentido, os criminosos estão criando páginas falsas como forma de enganar os usuários que desejam entrar no WhatsApp Web.
A principal forma de evitar este golpe é sempre se certificar que entrou no site oficial do WhatsApp, bem como evitar clicar em links suspeitos.
Além disso, é importante que o usuário sempre verifique as sessões ativas e desative as desconhecidas. Por precaução, saia de todas e acesse novamente a que deseja apenas pelo site oficial.
Caso seja vítima de um golpe como esse, procure a Polícia Militar para registrar o fato, se necessário, consulte um Advogado para lhe orientar quanto às providências a serem tomadas.